domingo, 15 de julho de 2012

Santo do dia (15/07) - São Boaventura




"Não basta a leitura sem a unção, não basta a especulação sem a devoção, não basta a pesquisa sem maravilhar-se; não basta a circunspecção sem o júbilo, o trabalho sem a piedade, a ciência sem a caridade, a inteligência sem a humildade, o estudo sem a graça". 

   Este Santo enriqueceu o século XIII e toda HISTÓRIA da igreja, foi religioso, sacerdote,filósofo, teólogo, professor,superior da ordem, bispo e cardeal.
   E hoje chega para nós com o testemunho de santidade, nascido em Bagnoregio próximo a Viterbo na Itália,entre os anos de 1217 e 1221, seu nome de batismo é João.
   
   Conta-nos algumas tradições, que ele ficou muito cedo gravemente doente, uma delas de que São Francisco de Assis,teria passado por ali em missao e sua mãe pediu que orasse pela criança inferma,ele pegou a criança em seus braços balançando e orou dizendo: - "Oh! Boaventura" ; dai viria mais tarde na vida religiosa o nome de Boaventura, mas há também uma outra tradução de que ele ja havia partido para o céu, mas a sua mãe conhecendo o testemunho do santo, pediu, rogou pela cura de sua criança, por interceção de São Francisco o pequeno João tenha sido curado.
   O fato é a enfermidade e também a proximidade do testemunho de São Francisco de Assis que sem dúvida, influenciou no seu dissernimento e a opção de entrar com apenas 17 anos na vida religiosa, pertencendo à ordem dos frades menores, com 22 anos foi enviado para Paris, por causa de toda a sua inclinação pelos estudos, Filósofo, Teólogo, foi um discípulo fiél de Alexandre de Hales, secedeu na cadeira no ensino como professor.
   Sãoboaventura, com apenas 35 anos foi eleito superior da ordem e ele percorria a pé ou ainda montado em um burrinho, visitando as várias casas, num governo de exigência, mas ao mesmo tempo de misericórdia, essa história foi feita também de uma superação do escrúpulo,ele ja estava abandonando até mesmoa comunhão eucarística, mas pelo santíssimo sacramento a fonte de misericórdia, ele retomou a sua comunhão com Deus no amor.
   Chamado Doutor Seráfico que significa " Aquele que arde de amor", com todos os seus escritos, com todos os seus trabalhos tudo era marcado pelo amor,até no diálogo com os irmãos.
   Certa vez um Frei  que não tinha estudo nenhum se aproximou dele perguntando se com a ignorância que ele possuia depois da morte ele poderia estar próximo de Deus.
    São Boaventura a sua sabedoria disse com exatidão de que era preciso amar a Deus, era isso que garantiria, para ele, para uma velhinha, para todos a proximidade de Deus.
   Doutor Seráfico na vida são Boaventura foi depois ecolhido para ser bispo em Albano e  mais tarde Cardeal,e foi durante um conselho de Lion ou leão na França que ele veio a falecer em 1274, São Boaventura não só deixou escrito em sua mais conhecida obra "O itinerário para a mente de Deus",mas com a sua vida e não basta leitura sem a unção, o trabalho sem a piedade,a ciência sem a caridade, a inteligência sema  humildade o estudo sem a graça.

São Boaventura rogai por nós

Paz e bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião será sempre bem vinda, e suas dúvidas serão tiradas na medida do possível aqui mesmo no Blog. Então fique a vontade para escrever, obrigado e volte sempre. Paz e Bem.