terça-feira, 17 de julho de 2012

Quem pergunta quer resposta (03) - Afinal, o espiritismo é ou não cristão?

  

   Algumas pessoas leram minha postagem e acham que a afirmação que eu fiz, de que o espiritismo não é Cristão, é uma afirmação infundada, pois bem, começo aqui expondo alguns debates da internet, uma vez perguntei:

“Vocês espíritas, se tiverem que escolher entre a doutrina dos espíritos e a Bíblia, vocês sempre adotam a doutrina dos espíritos, existe um revisionismo da Bíblia, vocês lêem a Bíblia e ali vocês pegam somente o que interessa para o espiritismo, porque vocês se dizem cristãos? Porque nós cristãos cremos que para ser cristão realmente a pessoa tem que crer que Jesus é Deus, vocês crêem que Jesus é um espírito guia, que ele veio para guiar esse planeta, para ser Cristãos nós temos que acreditar que Deus se fez homem, pra vocês Jesus é somente uma encarnação de um espírito guia, para ser cristão é preciso acreditar que Jesus ressuscitou dos mortos, você acreditam que Jesus morreu e o seu espírito apareceu, como é que nós podemos dizer que os espíritas são cristãos?”

    a resposta foi:

 “ É que para nós a palavra cristão é usada num outro sentido, nós espíritas, quando nós dizemos que somos cristãos, nós dizemos que estamos seguindo o fundamento moral que se encontra na bíblia, ou seja, nós cremos que a bíblia  é um livro que contém normas morais que são um patrimônio da humanidade, cristão portanto, é aquele que segue a moral judaico-cristã, diríamos nós, é aqueles que seguem os princípios de moralidade que estão contidos nas Sagradas Escrituras.”

   Pois bem, se isso é a definição de cristão, se cristão é simplesmente  uma pessoa que segue um moral reta, então tudo bem, um espírita pode ser cristão, mas você há de convir que este não é o significado originário da palavra cristão, um cristão é aquele que crer na ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo, um cristão é aquele que crer que Jesus é verdadeiramente Deus.

   Nós temos outros grupos religiosos que reivindicam para si o nome de cristão, e no entanto não o são, por exemplo: os testemunhas de Jeová, eles se dizem cristãos, mas na verdade não são, porque? Porque eles não crêem que Jesus seja verdadeiramente Deus

   Para nós sermos cristãos é necessário então definirmos esta palavra, então, quando eu digo que um espírita não é cristão eu não estou dizendo isso como se fosse um xingamento, porque o problema é que a palavra cristão se esvaziou de seu significado.

   Uma vez fizeram uma enquete, perguntando: “você é cristão?”
    E respondiam: “sim, eu sou cristão”.
   E o que é ser cristão? E as respostas eram as mais disparatadas:
   “Ah, cristão é uma pessoa que ama a bondade.”, “ah, cristão é uma pessoa que é compreensiva com os outros.”, “cristão é uma pessoa...”
    Ou seja, no nosso imaginário a palavra cristão se tornou simplesmente uma palavra vazia de significado, cristão é uma pessoa que tem bons sentimentos, é uma pessoa boazinha, só que nós, sabemos que o significado real, “técnico” da palavra cristão, é que cristão é alguém que crer que Jesus é Deus. Isto a doutrina espírita não crer.

   Segundo, cristão é alguém que crer que Jesus ressuscitou dos mortos, verdadeiramente, com um corpo glorioso, mas um corpo. Isto a doutrina espírita não crer.

   Além disso, nós católicos cremos que para sermos cristãos você realmente tem que acreditar na economia sacramental, ou seja, na presença viva de cristo ressuscitado na sua Igreja, e isso os espíritas não crêem de forma alguma.

   Por isso, não se trata aqui dizer que os espíritas não são cristãos no significado amplo da palavra, mas no termo técnico e específico, eles não são cristãos porque para eles Jesus não é Deus e Jesus não ressuscitou.

   Pronto! Com isso espero finalizar esse assunto.

   Paz e Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião será sempre bem vinda, e suas dúvidas serão tiradas na medida do possível aqui mesmo no Blog. Então fique a vontade para escrever, obrigado e volte sempre. Paz e Bem.