segunda-feira, 16 de julho de 2012

Intercessão dos Santos




   A afirmação de que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens cria um problema, só que esse problema não é só nosso, só dos católicos, não, isso é um problema também dos protestantes, por quê? Porque se Jesus é o único mediador, e só ele intercede por nós diante de Deus, o que é que nós fazemos rezando uns pelos outros?

   Porque se o problema dos Santos é só o problema de: se é possível ou não interceder depois da morte, isso é uma outra história, se é possível ou não interceder depois da morte, daqui a pouco a gente resolve esse problema.

   Mas o problema de insistir, de afirmar que Jesus é o único mediador, se você bate muito nessa tecla, você acabou com a oração de intercessão entre nós, já, aqui na terra, vivos. Porque ele é o único mediador, então o que nós estamos fazendo rezando uns pelos outros? Estamos desobedecendo a Palavra, num é isso? Mas qual é a saída?

   Eu não faço idéia de como é que os protestantes resolvem esse problema, o fato é o seguinte, é que nós, católicos cremos que realmente, é verdade, só existe um mediador diante de Deus para os homens, não tem dois. Não é que Jesus é o mediador principal e os outros são coadjuvantes, não! Para com isso.

   Só existe um, único, um só, acontece que esse único mediador, que é o Cristo, não é sozinho, em que sentido? Cristo tem um corpo, esse corpo é a Igreja, ou seja, nós cremos ou não cremos naquilo que está nas Sagradas Escrituras? Que Cristo é a cabeça e nós somos os membros do seu corpo, ora, se nós somos membros do corpo de Cristo, só somos membros desse único mediador, nós somos membros desse único intercessor, então é por isso por exemplo: que São Pedro pode falar que nós Cristãos temos um sacerdócio Santo, é por isso que o apocalipse pode dizer que nós somos um reino de sacerdotes, mas como é possível? O único sacerdote é Jesus, diz a carta aos Hebreus, é verdade, o único sacerdote é Jesus, mas esse único sacerdote não é sozinho, ele é a cabeça e um corpo,

   Só existe um mediador entre Deus e os homens, é o Cristo, mas, por favor, o Cristo total, não somente o pedaço de Cristo, o Cristo todo, cabeça e membros, porque nós somos os membros do corpo de Cristo, então é isso que permite a mim interceder e os evangélicos, os protestantes, eles intercedem uns pelos outros, eles impõem as mãos uns pelos outros, eles fazem isso na praxe deles do dia a dia e não e somente isso, mesmo que eles mudassem a praxe deles seria impossível você ver as Sagradas Escrituras de outra forma, porque o que é que explica que a sombra de São Pedro curava as pessoas? O que é que explica que quando se pegava um guardanapo de São Paulo, São Paulo comia na casa de uma pessoa eles pegavam o guardanapo de São Paulo, está nos atos dos Apóstolos, pegavam o guardanapo de São Paulo levavam lá e a pessoa ficava curada com o guardanapo onde São Paulo limpou a boca, como é possível isso? Se só existe um mediador, se só existe um salvador, só existe um nome no qual todos são salvos, só existe um que opera os milagres, Jesus. Como é possível isso? Responda meu irmão, vamos lá, responde agora você, vamos lá sua teologia, só combinamos o seguinte, se você vai explicar e dizer que isso não é mediação você está trapaceando, porque é!

   É uma mediação, a cura chegou através do guardanapo, a cura chegou pela sombra de São Pedro, a cura chegou pela palavra de São Pedro que disse: “levanta-te, não tenho nem ouro nem prata, mas o que eu tenho eu te dou, em nome de Jesus Cristo, levanta-te e anda.”

   Se isso não é intercessão o que é? Se ele age de intercessor, se ele faz tudo de intercessor, de mediador ele age numa mediação você vem pra cima de mim dizer que isso não é uma mediação, ah meu irmão, você arranja outra desculpa, isso é desonestidade intelectual, você é um desonesto, somente isso, porque você não quer a verdade.
  
   Então vamos ser objetivos, existe sim um único mediador, mas esse único mediador é um corpo, ou seja, tem a cabeça que é Cristo e tem os membros que são os membros da Igreja, e é por isso que eu posso rezar por você e rezo. Eu rezo por todos os protestantes, todos os dias, para que se tornem bons católicos e entrem no céu, todos os dias eu faço isso, se não entrarem agora nessa vida, no momento final, na hora da morte, quando Jesus se apresentar pra eles e eles então receberem a Palavra de Deus e Jesus chegar e apresentar para eles que eles têm que entrar para a Igreja verdadeira eu tenho certeza que muitos protestantes na hora do encontro com Cristo no final irão se arrepender e irão entrar no céu, irão se tornar católicos, porque só existe uma Igreja, só existe um corpo de Cristo, então pelo arrependimento a gente chega lá.

   Agora, aqui vamos entrar então na segunda parte da questão, tudo bem, a gente intercede aqui na terra, a gente aqui na terra pode ser mediador, porque? Porque Cristo é o único mediador e nós somos membros dele, mas isto continua depois de morto?

   Ai as Escrituras são muito claras, e eu estou argumentando no campo dos evangélicos, protestantes, porque eu podia argumentar em um outro campo, porque para mim, católico eu não preciso provar tudo com a Bíblia não, eu não preciso de argumento Bíblico para as coisas, porque é da Igreja que vem a Bíblia e não o contrário, foi a Igreja quem nos deu a Bíblia e esta Igreja que nos deu a Bíblia, a Palavra de Deus, ela tem uma praxe, ela tem uma prática de intercessão que vem desde o tempo das catacumbas,  se você vai lá nas catacumbas de São Sebastião em Roma, você encontra grafites antiguíssimos do  primeiro e segundo século, mas o fulano lá, foi com um preguinho lá e raspou na telha da catacumba dizendo: “Pedro e Paulo ora por fulano”, “intercede por beltrano” pedindo intercessão, veja, nos primeiríssimos séculos quando ainda nem estavam definidos quais eram os 27 livros do Novo Testamento, e essa Igreja estava tão errada, ela tava errada mesmo antes de ter aceito os 27 Livros do Novo Testamento, como é que você aceita a autoridade da Igreja que escolheu os 27 livros e num aceita aquilo que ela já fazia desde sempre, que era a questão da intercessão dos Santos.

   Pois bem, mas isso é só um parênteses, vamos a segunda parte da resposta, isso é possível depois da morte? Vamos com as Sagradas Escrituras já que vocês não aceitam outro tipo de argumento, Romanos Capítulo 8, São Paulo disse:

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada?”

 Ele diz que nada vai separar, e mais abaixo ele diz assim:
“tenho certeza que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente nem o futuro, nem a altura, nem a profundeza, nem outra criatura qualquer será capaz de nos afastar do amor de Deus que está no Cristo Jesus, Nosso Senhor.”

    Nada, nem a morte nos separa do amor de Cristo, portanto, primeira coisa, a morte não nos excomunga do corpo de Cristo, senão, do que adiantaria a gente ser batizado, ser membro do corpo de Cristo aqui, e depois d a morte:

 “Ah num vale mais!”
“oxi, pra que que adiantou? Pra que é que serve esse negócio de Igreja se não for pra depois da vida?”
  
   Para que é que serve Igreja se não for para a salvação eterna? Se aquilo que a gente faz aqui não serve de nada depois, então meu irmão, comamos e bebamos porque amanhã morreremos, já dizia São Paulo.

   O Batismo serve para alguma coisa, eu sou membro do corpo de Cristo, de alguma forma, vós sois os ramos eu sou a videira, eu sou o tronco, diz Jesus, num é nem São Paulo mais, é Jesus, então estamos unidos a ele por isso que nós católicos cremos na eucaristia,  porque a eucaristia é a renovação de nossa união com esse corpo e esse sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, que pra nós não é um faz de conta não, pra nós a gente num está lá brincando de eucaristia, não é a lembrança da última ceia, para lembrança de última ceia bastava-se de um vídeo, num precisava fazer a eucaristia, nós vivemos esta união com Cristo na eucaristia, na missa.

   Mas tudo bem, a morte não nos separa do amor de Cristo, além disso o livro do apocalipse nos fala em várias passagens, da atividade das pessoas que já morreram diante do trono de Deus, por exemplo, Quando se abre o quinto selo, no capítulo 6 do apocalipse:

“Quando abri o quinto selo, vi embaixo do altar aquele que tinham sido imolados por causa da palavra de Deus e do testemunho que tinham dado, e gritaram com voz forte: Senhor Santo e verdadeiro (olha só eles estão rezando no céu gente, olha! E aqui não tinha acontecido a ressurreição ainda, vamos prestar atenção porque aqui a ressurreição ainda não aconteceu, nós ainda estamos na abertura do selo, nós estamos na tribulação.) até quando tu tardarás em fazer justiça? Vingando nosso sangue contra os habitantes da terra.”

   Estão rezando, olha só, morto reza, olha que novidade, nós católicos já sabíamos disso, mas protestante só ler aquilo que ele quer, só lê a parte da Bíblia que interessa pra ele, mas tudo bem. O que mais? Vira a página, capítulo 7:

“Então o ancião falou comigo perguntando: estes, que estão vestidos com túnicas brancas (já é outro grupo) quem são e de onde vieram? Eu respondi: tu é que sabes meu Senhor, e então ele me disse: esses são os que vieram da grande tribulação, lavaram e branquearam suas vestes no sangue do cordeiro, e por isso, estão diante do trono de Deus e lhe prestam culto dia e noite no seu santuário, e aquele que está sentado no trono os abrigará em sua tenda, nunca mais terão fome, nem sede, nem lhe molestarão o sol, nem nenhum calor ardente porque o cordeiro que está no meio do trono será o seu pastor e os conduzirá as fontes de águas vivificantes e Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos.”

   Eles prestam culto a Deus no céu, louvam a Deus no céu, acontece isso, com os mortos, os mortos prestam culto a Deus, os mortos rezam, os mortos intercedem, o que nos separará do amor do Cristo? A morte?! De jeito nenhum! A morte não nos separa do amor de Cristo, agora é evidente que depois, no último dia haverá a ressurreição e essas almas ressuscitarão no último dia.

   Corpo e alma nós entraremos no triunfo do céu, mas por enquanto eu não tenho isso, por enquanto o que é que eu tenho? Por enquanto tem o fato de que quando eu sou batizado eu me torno membro do corpo de Cristo, e nem a morte me separará do amor de Cristo ele continuará me amando.

   Eu posso ir pro inferno? Posso! Posso ir pro inferno se eu rejeitar esse amor de Cristo, mas o amor de Cristo não me rejeitará o que faz a pessoa ir para o inferno não é a morte, o que faz a pessoa se separar do amor de Cristo não é a morte, é a própria vida da pessoa que rejeita o amor de Cristo, mas Nosso Senhor sabe que Ele nos salvou e nos fez membros do seu corpo para nos conduzir a vida verdadeira, a vida verdadeira em Deus.

   Então, resumo dessa resposta, Cristo é o único mediador? Sim, ele é o único mediador, mas dizer que ele é o único mediador em sentido estrito, único no sentido de sozinho, ai você vai criar um problema para os próprios protestantes porque eles não vão saber porque que eles rezam uns pelos outros, no entanto eles rezam.

   Então, porque que nós rezemos, embora Cristo seja o único mediador? Porque nós somos membros deste único mediador.

   E depois da morte não deixamos de ser membros do corpo de Cristo, continuamos porque nem a morte nos separa do amor de Cristo, e o próprio livro do apocalipse nos mostra que existe de pessoas mortas, junto de Deus, intercedendo, prestando culto a Deus e louvando a Deus. 

Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião será sempre bem vinda, e suas dúvidas serão tiradas na medida do possível aqui mesmo no Blog. Então fique a vontade para escrever, obrigado e volte sempre. Paz e Bem.