A afirmação de que Jesus
é o único mediador entre Deus e os homens cria um problema, só que esse
problema não é só nosso, só dos católicos, não, isso é um problema também dos
protestantes, por quê? Porque se Jesus é o único mediador, e só ele intercede
por nós diante de Deus, o que é que nós fazemos rezando uns pelos outros?
Porque se o
problema dos Santos é só o problema de: se é possível ou não interceder depois
da morte, isso é uma outra história, se é possível ou não interceder depois da
morte, daqui a pouco a gente resolve esse problema.
Mas o problema de
insistir, de afirmar que Jesus é o único mediador, se você bate muito nessa
tecla, você acabou com a oração de intercessão entre nós, já, aqui na terra,
vivos. Porque ele é o único mediador, então o que nós estamos fazendo rezando
uns pelos outros? Estamos desobedecendo a Palavra, num é isso? Mas qual é a
saída?
Eu não faço idéia
de como é que os protestantes resolvem esse problema, o fato é o seguinte, é
que nós, católicos cremos que realmente, é verdade, só existe um mediador
diante de Deus para os homens, não tem dois. Não é que Jesus é o mediador
principal e os outros são coadjuvantes, não! Para com isso.
Só existe um,
único, um só, acontece que esse único mediador, que é o Cristo, não é sozinho,
em que sentido? Cristo tem um corpo, esse corpo é a Igreja, ou seja, nós cremos
ou não cremos naquilo que está nas Sagradas Escrituras? Que Cristo é a cabeça e
nós somos os membros do seu corpo, ora, se nós somos membros do corpo de
Cristo, só somos membros desse único mediador, nós somos membros desse único
intercessor, então é por isso por exemplo: que São Pedro pode falar que nós
Cristãos temos um sacerdócio Santo, é por isso que o apocalipse pode dizer que
nós somos um reino de sacerdotes, mas como é possível? O único sacerdote é
Jesus, diz a carta aos Hebreus, é verdade, o único sacerdote é Jesus, mas esse
único sacerdote não é sozinho, ele é a cabeça e um corpo,
Só existe um
mediador entre Deus e os homens, é o Cristo, mas, por favor, o Cristo total,
não somente o pedaço de Cristo, o Cristo todo, cabeça e membros, porque nós
somos os membros do corpo de Cristo, então é isso que permite a mim interceder
e os evangélicos, os protestantes, eles intercedem uns pelos outros, eles
impõem as mãos uns pelos outros, eles fazem isso na praxe deles do dia a dia e
não e somente isso, mesmo que eles mudassem a praxe deles seria impossível você
ver as Sagradas Escrituras de outra forma, porque o que é que explica que a sombra
de São Pedro curava as pessoas? O que é que explica que quando se pegava um
guardanapo de São Paulo, São Paulo comia na casa de uma pessoa eles pegavam o
guardanapo de São Paulo, está nos atos dos Apóstolos, pegavam o guardanapo de
São Paulo levavam lá e a pessoa ficava curada com o guardanapo onde São Paulo
limpou a boca, como é possível isso? Se só existe um mediador, se só existe um
salvador, só existe um nome no qual todos são salvos, só existe um que opera os
milagres, Jesus. Como é possível isso? Responda meu irmão, vamos lá, responde
agora você, vamos lá sua teologia, só combinamos o seguinte, se você vai
explicar e dizer que isso não é mediação você está trapaceando, porque é!
É uma mediação, a
cura chegou através do guardanapo, a cura chegou pela sombra de São Pedro, a
cura chegou pela palavra de São Pedro que disse: “levanta-te, não tenho nem ouro nem prata, mas o que eu tenho eu te
dou, em nome de Jesus Cristo, levanta-te e anda.”
Se isso não é intercessão o que é? Se
ele age de intercessor, se ele faz tudo de intercessor, de mediador ele age
numa mediação você vem pra cima de mim dizer que isso não é uma mediação, ah
meu irmão, você arranja outra desculpa, isso é desonestidade intelectual, você
é um desonesto, somente isso, porque você não quer a verdade.
Então vamos ser
objetivos, existe sim um único mediador, mas esse único mediador é um corpo, ou
seja, tem a cabeça que é Cristo e tem os membros que são os membros da Igreja,
e é por isso que eu posso rezar por você e rezo. Eu rezo por todos os
protestantes, todos os dias, para que se tornem bons católicos e entrem no céu,
todos os dias eu faço isso, se não entrarem agora nessa vida, no momento final,
na hora da morte, quando Jesus se apresentar pra eles e eles então receberem a
Palavra de Deus e Jesus chegar e apresentar para eles que eles têm que entrar
para a Igreja verdadeira eu tenho certeza que muitos protestantes na hora do
encontro com Cristo no final irão se arrepender e irão entrar no céu, irão se
tornar católicos, porque só existe uma Igreja, só existe um corpo de Cristo,
então pelo arrependimento a gente chega lá.
Agora, aqui vamos
entrar então na segunda parte da questão, tudo bem, a gente intercede aqui na
terra, a gente aqui na terra pode ser mediador, porque? Porque Cristo é o único
mediador e nós somos membros dele, mas isto continua depois de morto?
Ai as Escrituras
são muito claras, e eu estou argumentando no campo dos evangélicos,
protestantes, porque eu podia argumentar em um outro campo, porque para mim,
católico eu não preciso provar tudo com a Bíblia não, eu não preciso de
argumento Bíblico para as coisas, porque é da Igreja que vem a Bíblia e não o
contrário, foi a Igreja quem nos deu a Bíblia e esta Igreja que nos deu a
Bíblia, a Palavra de Deus, ela tem uma praxe, ela tem uma prática de
intercessão que vem desde o tempo das catacumbas, se você vai lá nas catacumbas de São Sebastião
em Roma, você encontra grafites antiguíssimos do primeiro e segundo século, mas o fulano lá,
foi com um preguinho lá e raspou na telha da catacumba dizendo: “Pedro e Paulo ora por fulano”, “intercede
por beltrano” pedindo intercessão, veja, nos primeiríssimos séculos quando
ainda nem estavam definidos quais eram os 27 livros do Novo Testamento, e essa
Igreja estava tão errada, ela tava errada mesmo antes de ter aceito os 27
Livros do Novo Testamento, como é que você aceita a autoridade da Igreja que
escolheu os 27 livros e num aceita aquilo que ela já fazia desde sempre, que
era a questão da intercessão dos Santos.
Pois bem, mas isso é só um parênteses, vamos a
segunda parte da resposta, isso é possível depois da morte? Vamos com as
Sagradas Escrituras já que vocês não aceitam outro tipo de argumento, Romanos
Capítulo 8, São Paulo disse:
“Quem nos separará do
amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o
perigo, a espada?”
Ele diz que nada vai
separar, e mais abaixo ele diz assim:
“tenho certeza que nem
a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente nem o
futuro, nem a altura, nem a profundeza, nem outra criatura qualquer será capaz
de nos afastar do amor de Deus que está no Cristo Jesus, Nosso Senhor.”
Nada, nem a morte nos separa do amor de
Cristo, portanto, primeira coisa, a morte não nos excomunga do corpo de Cristo,
senão, do que adiantaria a gente ser batizado, ser membro do corpo de Cristo
aqui, e depois d a morte:
“Ah num vale mais!”
“oxi, pra que que
adiantou? Pra que é que serve esse negócio de Igreja se não for pra depois da
vida?”
Para que é que
serve Igreja se não for para a salvação eterna? Se aquilo que a gente faz aqui
não serve de nada depois, então meu irmão, comamos
e bebamos porque amanhã morreremos, já dizia São Paulo.
O Batismo serve
para alguma coisa, eu sou membro do corpo de Cristo, de alguma forma, vós sois os ramos eu sou a videira, eu
sou o tronco, diz Jesus, num é nem São Paulo mais, é Jesus, então estamos
unidos a ele por isso que nós católicos cremos na eucaristia, porque a eucaristia é a renovação de nossa
união com esse corpo e esse sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, que pra nós
não é um faz de conta não, pra nós a gente num está lá brincando de eucaristia,
não é a lembrança da última ceia, para lembrança de última ceia bastava-se de
um vídeo, num precisava fazer a eucaristia, nós vivemos esta união com Cristo
na eucaristia, na missa.
Mas tudo bem, a
morte não nos separa do amor de Cristo, além disso o livro do apocalipse nos
fala em várias passagens, da atividade das pessoas que já morreram diante do
trono de Deus, por exemplo, Quando se abre o quinto selo, no capítulo 6 do
apocalipse:
“Quando abri o quinto
selo, vi embaixo do altar aquele que tinham sido imolados por causa da palavra
de Deus e do testemunho que tinham dado, e gritaram com voz forte: Senhor Santo
e verdadeiro (olha só eles estão rezando no céu gente, olha! E aqui não
tinha acontecido a ressurreição ainda, vamos prestar atenção porque aqui a
ressurreição ainda não aconteceu, nós ainda estamos na abertura do selo, nós
estamos na tribulação.) até quando tu
tardarás em fazer justiça? Vingando nosso sangue contra os habitantes da
terra.”
Estão rezando, olha
só, morto reza, olha que novidade, nós católicos já sabíamos disso, mas
protestante só ler aquilo que ele quer, só lê a parte da Bíblia que interessa
pra ele, mas tudo bem. O que mais? Vira a página, capítulo 7:
“Então o ancião falou
comigo perguntando: estes, que estão vestidos com túnicas brancas (já é
outro grupo) quem são e de onde vieram?
Eu respondi: tu é que sabes meu Senhor, e então ele me disse: esses são os que
vieram da grande tribulação, lavaram e branquearam suas vestes no sangue do
cordeiro, e por isso, estão diante do trono de Deus e lhe prestam culto dia e
noite no seu santuário, e aquele que está sentado no trono os abrigará em sua
tenda, nunca mais terão fome, nem sede, nem lhe molestarão o sol, nem nenhum
calor ardente porque o cordeiro que está no meio do trono será o seu pastor e
os conduzirá as fontes de águas vivificantes e Deus enxugará todas as lágrimas
dos seus olhos.”
Eles prestam culto
a Deus no céu, louvam a Deus no céu, acontece isso, com os mortos, os mortos
prestam culto a Deus, os mortos rezam, os mortos intercedem, o que nos separará
do amor do Cristo? A morte?! De jeito nenhum! A morte não nos separa do amor de
Cristo, agora é evidente que depois, no último dia haverá a ressurreição e
essas almas ressuscitarão no último dia.
Corpo e alma nós
entraremos no triunfo do céu, mas por enquanto eu não tenho isso, por enquanto
o que é que eu tenho? Por enquanto tem o fato de que quando eu sou batizado eu
me torno membro do corpo de Cristo, e nem a morte me separará do amor de Cristo
ele continuará me amando.
Eu posso ir pro
inferno? Posso! Posso ir pro inferno se eu rejeitar esse amor de Cristo, mas o
amor de Cristo não me rejeitará o que faz a pessoa ir para o inferno não é a
morte, o que faz a pessoa se separar do amor de Cristo não é a morte, é a
própria vida da pessoa que rejeita o amor de Cristo, mas Nosso Senhor sabe que
Ele nos salvou e nos fez membros do seu corpo para nos conduzir a vida
verdadeira, a vida verdadeira em Deus.
Então, resumo dessa
resposta, Cristo é o único mediador? Sim, ele é o único mediador, mas dizer que
ele é o único mediador em sentido estrito, único no sentido de sozinho, ai você
vai criar um problema para os próprios protestantes porque eles não vão saber porque
que eles rezam uns pelos outros, no entanto eles rezam.
Então, porque que
nós rezemos, embora Cristo seja o único mediador? Porque nós somos membros deste
único mediador.
E depois da morte
não deixamos de ser membros do corpo de Cristo, continuamos porque nem a morte
nos separa do amor de Cristo, e o próprio livro do apocalipse nos mostra que
existe de pessoas mortas, junto de Deus, intercedendo, prestando culto a Deus e
louvando a Deus.
Paz e Bem.
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